Cirurgia cardiovascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.

Dentre as cirurgias mais realizadas está a revascularização miocárdica onde o cirurgião tenta refazer a circulação de um território do músculo cardíaco que está sendo mal perfundido devido uma obstrução coronariana. Em geral utiliza-se enxertos da veia safena ou artéria mamária, que é uma artéria que perfunde a região do osso esterno.

Agende uma Consulta Cardiologista

Quais tipos de cirurgias cardiovasculares?

  • Revascularização do Miocárdio, também conhecida como ponte de safena – veja como é feita a cirurgia de ponte de safena;
  • Correção de Doenças Valvares como plastia ou troca de válvulas;
  • Correção de Doenças da Artéria Aorta;
  • Correção de Cardiopatias Congênitas

Qual a diferença entre cirurgia vascular e cardiovascular?

Diferença entre Cirurgia Vascular e Cardiovascular

As cirurgias são realizadas pelo Cirurgião Cardíaco. Já a Cirurgia Vascular é a especialidade cirúrgica que trata cirurgicamente as doenças dos vasos – artérias, veias e vasos linfáticos – localizados fora do coração e do cérebro.

O que é um médico cardiovascular?

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como teleangectasias (vasinhos), varizes e trombose.

Outras cirurgias comumente realizadas são as que visam correção das doenças que acometem as valvas cardíacas e a artéria aorta.

Em muitas cirurgias cardíacas há necessidade de parada total do coração. Nesse momento estabelece-se a circulação extracorpórea (CEC) e todo o movimento sanguíneo, bem como a oxigenação do mesmo se dá por aparelhos.

Em Portugal, a Cirurgia Cardíaca faz parte da Cirurgia Cardio-torácica, cuja residência compreende 72 meses de prática clínica e cirúrgica com avaliação final (teórica, prática e curricular)..

Recentemente, com incorporação de tecnologias de vanguarda, a especialidade tem vivido grandes transformações devido a possibilidade de intervenções minimamente invasivas com auxílio de videoendoscopia torácica além da utilização de robos com sistemas de inteligência integrados. Tais avanços adicionam valor aos stakeholders por diminuir tempo de internação, retorno precoce as atividades e menor morbi-mortalidade se bem indicados os procedimentos.

Cirurgia Cardiovascular : residência, áreas de atuação, rotina e mais!

As especialidades médicas de cirurgia cardiovascular, cardíaca e cardiotorácica podem ser confundidas uma com a outra, já que todas atuam no coração e nos grandes vasos — artérias aorta, pulmonar, carótidas e veias cavas e pulmonares.

A diferença entre elas está no tipo de formação, que respeita as regras de cada país. No Brasil, a formação de um cirurgião cardiovascular acontece em quatro anos e pode ser via acesso direto, em centros credenciados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), ou após a residência em Cirurgia Geral, em instituições que seguem o modelo do Ministério da Educação (MEC).

No Brasil, a cirurgia torácica é considerada uma especialidade diferente. Nesse contexto, alguns procedimentos como endarterectomia de carótidas, aneurismas de aorta descendente e tumores de mediastino são realizados por mais de uma especialidade.

Se você está escolhendo a sua Residência Médica e pensa em se especializar em cirurgia cardiovascular, continue a leitura e saiba mais sobre as áreas de atuação, formação e conjuntura do mercado de trabalho!

A residência em cirurgia cardiovascular
Até 2018, a residência médica em cirurgia cardiovascular durava 2 anos e tinha como pré-requisito outros dois anos de residência em cirurgia geral. No ano em questão, Sociedade Brasileira de de Cirurgia Cardiovascular divulgou uma resolução alterando o processo de formação desse especialista. Desde então, a residência passou a ter duração de 5 anos e o pré-requisito em cirurgia geral foi abolido.

A instituição escolhida para a residência pode ter diferentes abordagens. Geralmente, centros universitários oferecem formação mais acadêmica, enquanto serviços essencialmente assistenciais focam mais na vivência de rotina e em prática de habilidades manuais.

Consulta Cardiologista

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
0151125922920